Fundação da Guarda Mirim

I – Fundação da Guarda Mirim
(Primeiros Tempos)

A criação da Sociedade Guarda Mirim de Amparo (hoje, Associação Guarda Mirim de Amparo), fundada em 09 de setembro de 1980, efetivou-se no dia 28 de setembro daquele ano, com a formação da primeira Diretoria e do Conselho Consultivo, que, logo em seguida, aprovaram os Estatutos Sociais da entidade nascente. A reunião aconteceu na sala do então juiz de Direito da Comarca de Amparo, dr. José Teixeira Júnior, no prédio do Fórum Laudo de Camargo, e contou com a presença de diversas autoridades do município.
A primeira Diretoria eleita foi assim constituída: superintendente: Cesar Augusto de Paula; presidente: Carlos Roberto Pedroso de Moraes; vice-presidente: Maria Ignez Pretti Rosasco; primeiro-tesoureiro: Luciano Marcos de Siqueira; segundo-tesoureiro: José Rubens Peterlini; primeira-secretária: Maria Clery Zaniquelli e segundo-secretário: Roberto de Almeida Accordi. O Conselho Consultivo, então existente, era formado por: dr. José Teixeira Júnior (presidente do referido Conselho), profª Maria da Glória Moysés Tafner, Maria Antonieta Pozzebon, sr. Antonio Carlos Nardini e dr. José da Costa Neves (então promotor de Justiça do município). Já nesses primeiros tempos, havia um Conselho Fiscal, sob a presidência do sr. Maçahiro Seichi.
Para apadrinhar os futuros “guardinhas”, integrantes da Primeira Turma (ainda em formação), foram escolhidos dois presidentes de honra: sr. Clésio Moreira de Paiva Vidual (então prefeito de Amparo) e dr. José Teixeira Júnior (então juiz de Direito da Comarca de Amparo). O então capitão PM Raul Nogueira (hoje, coronel da Reserva da Polícia Militar) exerceu, nesses primeiros tempos, a função de comandante da Guarda Mirim, ministrando não apenas aulas de Ordem Unida, mas, principalmente, incutindo nos jovens (que naqueles recuados dias de 1980 podiam ingressar na entidade com 10 anos!) valores como retidão de caráter, disciplina e respeito.

Instalação oficial – Na manhã do dia 30 de novembro de 1980, um domingo, a Guarda Mirim foi oficialmente instalada no município de Amparo, com a participação de integrantes da Primeira Turma de guardas mirins no IV Passeio Ciclístico de Amparo, promovido pelo Lions Clube de Amparo, em benefício da Rede Feminina de Combate ao Câncer. A Guarda Mirim abriu referido passeio marchando desde a Praça Pádua Salles, subindo pela Rua 13 de Maio até a panóplia da então Praça Barão do Rio Branco (atual Praça Monsenhor João Baptista Lisboa), onde houve o hasteamento das bandeiras e o Compromisso dos primeiros 80 guardas mirins.

Presidência da Guarda Mirim – Já no início de 1981, meses após a fundação da entidade, em lugar do empresário Carlos Roberto Pedroso de Moraes, assumiu a Presidência da Guarda Mirim a professora Maria Ignez Pretti Rosasco; ao longo destes 32 anos de existência da instituição, juntamente com outros companheiros de ideal (muitos dos quais igualmente integrantes da primeira Diretoria), ela vem desenvolvendo, de maneira efetiva, a formação integral do jovem e sua inserção no sempre concorrido mercado de trabalho, auxiliada, de maneira mais próxima, no dia a dia, pelo seu esposo prof. Carlos Alberto Rosasco (vice-presidente da AGMA) e pelo sr. Luciano Marcos de Siqueira (primeiro-tesoureiro da Guarda Mirim desde a fundação da entidade, em 1980).


Prof. Carlos Alberto Rosasco e sua esposa, profª Maria Ignez Pretti Rosasco, respectivamente vice-presidente e presidente da Associação Guarda Mirim de Amparo


DIRETORIA ATUAL


Presidente: MARIA IGNEZ PRETTI ROSASCO
Vice-Presidente: CARLOS ALBERTO ROSASCO
1.ª Secretária: MÁRCIA AMARAL NORONHA
2.ª Secretária: MARIA ELI LOEIRO COUCEIRO
1.º Tesoureiro: LUCIANO MARCOS DE SIQUEIRA
2.º Tesoureiro: HIDESHI AKIYAMA

Conselho Fiscal:
WANDERLEY JOSÉ MONTINI
NILTON JOÃO TAFNER
ANTONIO PLÍNIO BORELLA
MARIA DA GLÓRIA MOYSÉS TAFNER
ANTONIA AP. DE GRANDIS CUNHA TROLEZI
GILBERTO SÉRGIO BATONI





Nenhum comentário:

Postar um comentário